segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Nordeste: Seca de cinco anos está perto do fim


A falta de chuva no Nordeste é responsável por 60% do prejuízo causado por problemas climáticos no Brasil. Não era para menos. Com cinco anos de estiagem, rios secaram na região, animais morreram e vários produtores desistiram de plantar. Vivemos nesse período um dos El Niños mais fortes da história. Ele foi um dos grandes responsáveis pela estiagem. O fenômeno agora mudou. Com o La Niña em curso, o quadro é outro. As chuvas vão retornar para o Nordeste. 
Em algumas localidades isso já aconteceu. Neste momento estamos com uma janela de tempo seco no Nordeste por causa de um sistema meteorológico chamado de vórtice ciclônico de altos níveis, o VCAN. Este sistema impedirá apenas momentaneamente a atuação das instabilidades. Segundo Desirée Brandt, meteorologista da Somar, em dezembro as chuvas já retornam para o Matopiba e, no primeiro trimestre do ano que vem, serão intensas. 
Em algumas cidades do Ceará, como é o caso de Morrinhos, a previsão indica mais de 700 milímetros em 30 dias. No oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí, a situação também será bem melhor. Em algumas localidades, a umidade do solo já aumentou e apresenta índices de 60%. “Será um verão generoso para os produtores nordestinos, que já foram tão penalizados”, diz Desirée.
*Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

Vereador eleito tem carro metralhado e ex-candidata tem casa crivada de balas em Tibau



FOCOELHO
Um vereador e uma ex-candidata ao legislativo de Tibau, no litoral norte potiguar, foram alvos de dois ataques criminosos na manhã deste sábado (03). Em ambos os casos, ninguém ficou ferido. No primeiro ataque, o carro do vereador eleito Nildo Luz foi metralhado com mais de 60 tiros. A parte traseira do veículo ficou totalmente destruída. Em outra situação, a ex-candidata a vereadora Arissandra Fernandes de Souza também foi alvo de atentado durante a manhã. Ela teve a fachada de sua casa crivada de balas. Através de postagem em seu perfil no Facebook, Arissandra contou que se sentiu surpresa com o ocorrido. "Hoje fomos surpreendidos com 5 tiros de calibre doze na minha casa, estilhaço de bala por todo canto", afirmou. Até então, não se sabe o que motivou os atentados. Felizmente, nas duas situações ninguém ficou ferido. A Polícia Militar confirmou que os envolvidos não quiseram falar sobre o assunto.

Acidente na BR- 406 próximo à Jandaíra deixou duas vítimas fatais


FOCOELHO
Aconteceu um grave acidente na BR- 406 no início da noite deste sábado (03) próximo a cidade de Jandaíra, RN, dois veículos colidiram violentamente. Passageiros ficaram presos as ferragens de um dos veículos. Duas equipes do SAMU foram acionadas para socorrendo as vítimas.
As vítimas fatais são; Tarcísio Pereira de Lima, mais conhecido por “Tabara”, pescador da praia de Enxu Queimado, município de Pedra Grande e a outra vítima fatal foi o despachante credenciado do Detran em João Câmara conhecido popularmente por Papadinha. Cinco pessoas se envolveram no acidente, três foram socorridas para Natal pelas equipes do SAMU.

Cinco suspeitos de explodirem caixas eletrônicos morrem em troca de tiros com polícia; arsenal é apreendido



G1/RN
Cinco pessoas morreram em uma troca de tiros com a polícia na noite deste sábado (3) em São José de Mipibu, na Grande Natal, durante uma operação da Divisão de Combate ao Crime Organizado (Deicor). Foram apreendidas várias armas, como fuzis, espingardas e pistolas, além de explosivos, carros roubados e drogas.
A operação aconteceu no distrito de Pium de Cima. O objetivo era desarticular uma quadrilha. Com a chegada da polícia ao local, os criminosos reagiram e trocaram tiros. Além dos cinco mortos, dois homens foram presos.
No local a polícia apreendeu 5 fuzis, 2 espingardas calibre 12, 1 submetralhadora 9mm, 9 pistolas, material explosivo pronto para uso, crack, balança de precisão, balaclavas, luvas, botas e centenas de municões de fuzis, pistolas e submetralhadora.

Tentativa de homicídio foi registrada em Bodó. PM prende o acusado


J JÚNIOR
Por volta das 20 horas desse Sábado, 03/11, uma tentativa de homicídio foi registrada na cidade de Bodó tendo como vítima JOSÉ GENILDO DE MACEDO, 40 anos, residente na rua Lauro Assunção, Centro de Bodó. O acusado foi preso pela Polícia Militar e confessou o delito, ambos tinham problemas pessoais e vinham se estranhando faz um tempo.
O suspeito FRANCISCO CANINDÉ FERREIRA, 39 ANOS, residente na mesma rua da vítima, usou uma espingarda tipo bate bucha para atirar em seu desafeto que foi atingido no pescoço e na clavícula, mas está fora de perigo e não corre risco de morrer, segundo informações repassadas para a Polícia.
O acusado foi encaminhado para Caicó para os procedimentos de flagrante.
ATUALIZADO AS 22h40min
Informações atualizadas chegadas ao blog dão conta que o quadro de saúde de JOSÉ GENILDO se agravou e ele foi transferido as presas para Natal em estado de choque considerado grave.

Vídeo mostra ladrão tomando moto de assalto em Mossoró

PASSANDO NA HORA
Imagens de câmeras de segurança registraram nesta sexta 02 de dezembro de 2016, a ação ousada de um indivíduo que tomou de assalto a moto de uma jovem em uma rua próximo ao Vuco-Vuco em Mossoró no Rio Grande do Norte.
A vítima chega na moto e estaciona na calçada e enquanto a jovem Toca a Campainha, o elemento se aproxima de cara limpa escondendo a arma em um capacete e sob ameaça leva a moto.
Após a ação criminosa o bandido foge em destino ignorado. Caso você o reconheça avise a polícia no 190, não precisa se identificar.