sábado, 16 de agosto de 2014

Dilma sancionou lei e Guarda Municipal terá poder de polícia no Brasi

gg
A lei que instituiu o Estatuto Geral das Guardas Municipais foi sancionada pela presidenta da República, Dilma Rousseff. A decisão foi publicada em uma edição extraordinária do Diário Oficial da União na última segunda-feira, 11.
A nova norma insere as guardas municipais no sistema nacional de segurança pública, garante o porte de arma e dá a esses profissionais o poder de polícia. O objetivo é que eles tenham o dever de proteger tanto o patrimônio como a vida das pessoas. O documento também destaca que o direito pode ser suspenso em razão de “restrição médica, decisão judicial ou justificativa da adoção da medida pelo respectivo dirigente”.
Estatuto: O Estatuto Geral das Guardas Municipais regulamenta dispositivo da Constituição que prevê a criação de guardas municipais para a proteção de bens, serviços e instalações. A guarda municipal deverá ainda colaborar com os órgãos de segurança pública em ações conjuntas e contribuir para a pacificação de conflitos. Mediante convênio com órgãos de trânsito estadual ou municipal, poderá fiscalizar o trânsito e expedir multas.
Outra competência é encaminhar ao delegado de polícia, diante de flagrante delito, o autor da infração, preservando o local do crime. A guarda municipal poderá ainda auxiliar na segurança de grandes eventos e atuar na proteção de autoridades. Ações preventivas na segurança escolar também poderão ser exercidas por essa corporação. O projeto prevê, igualmente, a possibilidade de municípios limítrofes constituírem consórcio público para utilizar, reciprocamente, os serviços da guarda municipal de maneira compartilhada. Esse consórcio poderá ficar encarregado também da capacitação dos integrantes da guarda municipal compartilhada. Todos os guardas deverão passar por esse tipo de capacitação e currículo compatível com a atividade.
Defesa e poder de polícia: De acordo com a regra, além da segurança patrimonial, estabelecida pelo artigo 144 da Constituição Federal, as guardas terão poder de polícia. Elas poderão atuar na proteção da população, no patrulhamento preventivo, no desenvolvimento de ações de prevenção primária à violência, em grandes eventos e na proteção de autoridades, bem como em ações conjuntas com os demais órgãos de defesa civil. Com a aprovação da lei, os profissionais também deverão utilizar uniformes e equipamentos padronizados, mas sua estrutura hierárquica não poderá ter denominação idêntica à das forças militares. As guardas terão até dois anos para se adaptar às novas regras.
Requisitos: A criação de guarda municipal deverá ocorrer por lei, e os servidores deverão ingressar por meio de concurso público. Para ingressar na guarda, o candidato deve ter nacionalidade brasileira; nível médio completo; e idade mínima de 18 anos.
O texto exige curso de capacitação específica do servidor, permitindo ao município a criação de órgão de formação, treinamento e aperfeiçoamento. Poderá haver ainda convênio com o estado para a manutenção de um órgão de formação centralizado, que não poderá ser o mesmo de forças militares.
Portal Brasil

PRESO NA PARAÍBA ACUSADO DE ROUBO A BANCOS EM NATAL




Fonte: 190/RN
Acusado pelo roubo ao Banco do Brasil da Av. Eng. Roberto Freire em Natal/RN,CARLOS DOBERTO CABRAL SILVA, foi preso mais uma vez hoje, 15, com mais dois homens, na cidade de Guarabira/PB.
Com uma vida luxuosa com direito a carros importados e aluno de uma das academias mais luxuosas de Natal, Carlos Doberto Cabral Silva já responde a vários processos o mais recente em 11/04/2014 Art. 155, §4º, inciso 1 com o Art . 288, com o Art 289 e Art 297 todos do Código de Penal

APODI: POLÍCIA REGISTRA HOMICÍDIO NA MANHÃ DESSE SÁBADO



Fonte: Blog sentinelas do Apodi
Na manhã deste Sábado dia 16/08, por volta das 07:20, foi registrado pela Policia Militar um crime de homicídio na cidade de Apodi-RN, região oeste de estado.
As primeiras informações dão conta que a vítima identificada como WELINGTON JALES DE LIRA, conhecido também por "GOLINHA", DE 33 ANOS, foi surpreendida por elementos em um carro C3 de cor verde, no momento em que se aproximava do supermercado do seu tio, e um dos ocupantes desceu do veículo e atirou várias vezes contra o mesmo, que teve morte imediata. Após o crime, os elementos fugiram com destino ignorado.
Uma equipe do SAMU foi enviada ao local, mas nada pode fazer. Segundo familiares, a vítima morava na cidade de Mossoró, mas estava residindo em Apodi, há mais ou menos dois meses. 
Uma guarnição da Rádio Patrulha encontra-se preservando o local do crime, aguardando a chegada do ITEP para os procedimentos de perícia. GTO está em diligências na tentativa de prender os criminosos.

POLÍCIA PRENDE ACUSADO DE MATAR GUARDA MUNICIPAL EM CARAÚBAS

Fonte: Blog O Camera
A Polícia de Caraúbas prendeu o individuo acusado da morte do Ex-sogro e Guarda Civil Municipal, Francisco Pereira Jácome, no final da tarde de terça feira dia 12, na zona rural do município. FRANCISCO CASSIANO FERREIRA foi detido por recomendação da justiça. O assassino será encaminhado para um presídio onde aguardará a decisão da justiça. 
O mandado de prisão preventiva já havia sido expedido pela justiça e foi cumprida pelos Agentes da Polícia Civil de Caraúbas. 
Francisco Cassiano cumpriu pena por assalto e homicídio e estava em liberdade condicional. O mesmo foi encaminhado à Cadeia Pública daquele município.