sábado, 1 de junho de 2013

POLÍCIA FEDERAL: 600 vagas com inscrições até a próxima segunda


Aberto desde 2012 e suspenso por decisão do Supremo Tribunal Federal, o concurso para os cargos de Perito, Escrivão e Delegado da Polícia Federal foi reaberto e as inscrições seguem até a próxima segunda-feira (03).

São oferecidos 350 vagas para o cargo de Escrivão, 100 para Perito e 150 para o cargo de Delegado da Polícia Federal, com todos os cargos exigindo nível superior em diversas áreas.

As provas serão aplicadas pela Organizadora do concurso, CESPE, na data de 21 de julho, sendo compostas por questões de conhecimento básico e específicos, além de uma redação. Para os cargos de Delegado, será exigido a elaboração de uma peça profissional na prova discursiva, a qual ainda conterá três questões dissertativas.

Confira os editais completos:



Polícia Civil conclui operação Elefante Branco com 40 prisões



A 4ª. Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) de Pau dos Ferros concluiu, na manhã desta sexta-feira (31), a Operação Elefante Branco que prendeu ao todo 40 acusados de integrarem uma quadrilha interestadual que fornecia drogas do Ceará para o Rio Grande do Norte. As atividades do último dia da operação foram realizadas nos dois Estados, de forma simultânea. O nome do trabalho investigativo é uma alusão aos presídios e a efetivação de venda, compra e distribuição de drogas de dentro das unidades prisionais dos dois Estados nordestinos.
Para realizar a Operação, que cumpriu no total, 33 mandados de prisão e 32 mandados de busca e apreensão, mais de 20 delegados e cerca de 130 agentes de investigação uniram-se, durante três dias, à equipe de policiais de Pau dos Ferros, através da coordenação operacional do delegado Odilon Teodósio, com apoio do delegado Lenivaldo Pimentel, coordenador do NIP e do delegado José Carlos de Oliveira, diretor da DEPCIN.
A ação contou com apoio de grupos especializados da Polícia Civil do Rio Grande do Norte e da Polícia Civil do Ceará. Somente nesta sexta-feira, foram cumpridos 21 mandados de prisão preventiva e 10 de busca e apreensão na capital Fortaleza e nas cidades de Limoeiro do Norte, Pacatuba e Maracanau (Ceará) e nas cidades de Mossoró e Pau dos Ferros (RN), e ainda o bloqueio de 05 contas bancárias utilizadas para a movimentação financeira do tráfico de drogas.
Os trabalhos da sexta-feira resultaram na prisão de 24 acusados. Destes, 17 já estavam presos e receberam mandados de prisão preventiva dentro das unidades prisionais, 16 no RN e 01 no Ceará. No RN, 09 estavam em Pau dos Ferros, 02 no Encanto, 01 em Caraúbas, 01 em Patú, 01 em Caicó, 01 no Presídio de Parnamirim e 01 em Natal. No Estado do Ceará, 01 mandado foi expedido para um preso que está no Presídio de Itaitinga. Dos que estavam em liberdade, 02 em Mossoró e 02 prisões em flagrantes na capital cearense.
CONEXÕES - As investigações que duraram cerca de 6 meses, foram coordenadas pelo delegado Inácio Rodrigues, titular da 4a. DRPC, em parceria com o delegado Pedro Viana, titular da DENARC de Fortaleza. “Fomos verificando que os homicídios e roubos que estavam acontecendo em nossa Região estavam intimamente ligados ao tráfico de drogas, mas que os traficantes que atuavam na cidade, eram os pequenos varejistas. Assim, decidimos descortinar a lógica entre tráfico local e crimes, e descobrimos que a fonte abastecedora estava sendo coordenada de dentro de presídios no Ceará”, detalhou o delegado de Pau dos Ferros
Segundo Inácio Rodrigues, as investigações resultaram em vários flagrantes no decorrer dos trabalhos, que fundamentados em provas, mostraram a ligação de compra e venda entre detentos, revelando que o esquema de distribuição dos entorpecentes faz parte do crescimento da atuação do PCC, com sede em São Paulo, nos estados nordestinos.
ROTA DA DROGA – As investigações revelaram que a droga saia do Paraguai, passava pelo Mato Grosso, São Paulo e seguia para Fortaleza. Da capital cearense, a droga era distribuída para cidades como Mossoró, chegando até Pau dos Ferros.
“Todo o trabalho de compra, venda e distribuição da droga era feita pelos criminosos de dentro dos presídios. De lá eles comandavam todo o comércio ilegal, dando ordens e fazendo acompanhamento de toda a movimentação financeira”, detalhou o delegado Inácio Rodrigues. Para que todo o trabalho da quadrilha fosse produtivo, elementos faziam o papel de “patrão” e outros de “subordinados”, todos interligados.

*Por Shirlene Marques (Polícia Civil)

NATAL: Carioca foi preso com quase 15 Kg de maconha



A Polícia Federal prendeu por tráfico de drogas, na manhã desta sexta-feira (31), em um hotel de Ponta Negra, zona Sul da capital, um técnico de áudio, carioca, 38 anos. Com ele foram encontrados 14,8 quilos de maconha. O suspeito havia desembarcado na tarde de ontem, no Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim, em um voo que teve origem no Rio de Janeiro e, quando do desembarque, procurou a companhia aérea para informar que a sua bagagem, bem como, a de vários outros passageiros, havia sido extraviada.
Feito o registro da ocorrência, o homem seguiu para o hotel onde ficou aguardando notícias sobre o possível rastreamento e, enquanto isso, ligava insistentemente para a empresa área dizendo que “tinha urgência” em reaver seus pertences.
Quando finalmente a bagagem foi recuperada, ao ser submetida ao aparelho de raios X, apresentou indícios de que pudesse conter algum tipo de droga no seu interior. A PF passou então a acompanhar a devolução da mala ao proprietário e, instantes depois, já nas dependências do hotel, no momento em que ele a recebia, os policiais solicitaram a sua abertura, ocasião em que a maconha foi encontrada e o acusado recebeu voz de prisão em flagrante.
Levado para autuação na Superintendência da Polícia Federal, no bairro de Lagoa Nova, o homem, que já possui antecedentes criminais por tráfico de drogas no RJ, negou-se a fornecer qualquer informação sobre onde adquiriu e a quem se destinava a maconha.
Enquadrado na lei de entorpecentes, o suspeito permanece sob custódia da PF e deverá ser transferido nas próximas horas para o sistema prisional do estado, onde aguardará o pronunciamento da justiça.

*Fonte: Comunicação Social - PF/RN