terça-feira, 1 de maio de 2012

Juízes comentam no Twitter possibilidade de privatização do Sistema Penitenciário do RN

Juiz Henrique Baltazar - FOTO: Diário de Natal

Os juízes Henrique Baltazar Vilar dos Santos, e Luiz Cândido Villaça, ambos de execuções penais nas comarcas de Natal e Caicó, respectivamente, conversaram na manhã desta terça-feira, (01), no Twitter sobre o sistema penitenciário do Rio Grande do Norte.

A privatização do sistema começa a ser estudado pelo Governo do Estado. O juiz Henrique Baltazar, disse que a Governadora quer terceirizar presídios. “Agentes penitenciários odeiam a ideia, mas, sei de bons resultados em outros estados. Sugiro testar a ideia com um só presídio. Se der certo, amplia. Temos bons e maus exemplos em outros estados. Sou favorável à terceirização dos presídios, desde que feita de forma organizada, sem açodamento e parcial (alguns presídios). O que não pode é continuar a má gestão do sistema prisional pelo Governo e a omissão em resolver os problemas já identificados”, disse.

Sobre a privatização, a informação é que os agentes penitenciários são contrários a essa possibilidade. No estado, o sindicato já teria se pronunciado.

Juiz Luiz Cândido - FOTO: Sidney Silva

O juiz Luiz Cândido Villaça, disse que acha complicado ser contra alguma coisa que o Governo se proponha a fazer, haja vista q nada é feito!

“Defendo ideia de que nenhuma situação é ruim o suficiente que NÃO possa piorar! Mas Sistema Prisional do RN chegou num ponto que NÃO da pra piorar, alias… ainda NÃO é o pior do Brasil porque NÃO tem número de presos suficientes, ainda! Mas, com certeza, chegaremos lá!!!”, afirmou.

A criação do presídio de Caicó foi lembrada pelo magistrado caicoense. A unidade foi construída e abandonada pelo Estado, que não dá a manutenção devida.

“Sinceramente, fico chateado com o que fizeram com a população de Caicó. Fizeram um presidio na cidade e abandonaram a estrutura. A criminalidade em Caicó é sensivelmente afetada pela existência do presidio. A população tem que saber que foi enganada e esta pagando um preço alto!”, afirma.


CURRAIS NOVOS: Vítima de assalto continua internada em estado grave


VÍTIMA
Fonte: Edmilson Sousa
Na madrugada do último domingo dia 29, o jovem DANIEL BATISTA DE MOURA, 36 ANOS, Residente na Rua Silvino Araújo Nº 34 Centro de Currais Novos, foi assaltado na Rua Cândido Mendes Próximo ao Instituto Vivaldo Pereira, Centro de Currais Novos.
Segundo o BO registrado na DP de Currais Novos, a vitima foi agredida por três homens e uma mulher com Pauladas e Pedradas tendo sido roubado uma quantia em dinheiro não divulgada. A vítima agredida foi socorrida para o Hospital de Currais Novos, onde foi diagnosticado traumatismo craniano. Pela gravidade dos ferimentos, o jovem foi transferido para Natal, onde continua internado em estado grave. A polícia investiga o caso.
Se você tiver qualquer informação que possa levar aos responsáveis, por favor, entrar em contato com a Polícia pelo o 190 ou 3405-3209.